4 dicas práticas para promover a saúde do trabalhador no seu posto de combustível!

4 dicas práticas para promover a saúde do trabalhador no seu posto de combustível!

4 dicas práticas para promover a saúde do trabalhador no seu posto de combustível!

Investir em formas de colaborar com a saúde do trabalhador traz benefícios para eles e para o posto de combustível. Quando o profissional está bem, com a saúde em dia e sem dores, ele trabalha melhor e se torna mais produtivo.

Além disso, se a equipe está com a saúde em dia, o número de colaboradores que fica afastado do trabalho com atestado médico diminui. Com isso, você poderá contar com a equipe completa e evitará ter que pagar horas extras para um funcionário, que terá que substituir o colaborador afastado.

Viu como investir na saúde do trabalhador é importante? Então, veja dicas de como fazer isso no seu posto de gasolina!

EPI é essencial para manter a saúde do trabalhador

O Equipamento de Proteção Individual é muito importante, para que o trabalhador atue sem ter nenhum tipo de lesão. O técnico do trabalho listará o que cada funcionário precisa.

O frentista, por exemplo, deve ter luvas e calçados de segurança apropriados para a função. Além disso, pelo menos na hora de abastecer, eles devem ter um protetor respiratório. Isso evitará que inalem resíduos dos combustíveis que, com o tempo, podem resultar em problemas respiratórios.

Já a equipe de limpeza, deve receber luvas, calçados impermeáveis e óculos de proteção. Isso evitará o contato direto com produtos químicos. Há ainda, quem trabalhe com a lubrificação, que precisa receber luvas, botas e óculos de proteção. Além de fornecer o EPI, incentive o uso.

EPC para postos de gasolina

Para evitar lesões e acidentes, é necessário também investir em Equipamentos de Proteção Coletiva. Dentre os mais usados em posto de combustível estão:

  • Faixa de segurança;
  • Alertas luminosos;
  • Cones e correntes para delimitar espaços;
  • Placas indicando perigo;
  • Tapete antifadiga.

Um destaque é para o tapete antifadiga, que além de ser antiderrapante e diminuir os riscos de queda, também é um bom amortecedor. Com isso, ajuda a evitar que os profissionais, que passam muitas horas em pé, sofram com dores nas articulações.

Ginástica laboral para promover a saúde do trabalhador

Ficar na mesma posição o dia todo ou fazendo movimentos repetitivos, como pode acontecer com o pessoal que atua no setor administrativo, pode resultar em lesões.

Para evitar que isso aconteça com os colaboradores do seu posto de combustíveis, é indicado que você invista em ginástica laboral. Com ela, a equipe aprende a fazer exercícios, durante o expediente, para diminuir as dores, evitar o desconforto e o risco de lesões mais graves.

Tenha uma pessoa para ensinar os exercícios e, depois, incentive que os colaboradores os façam durante o trabalho.

Horário do café

É claro que você não pode parar o posto de combustível para a hora do lanche, mas pode fazer um rodízio da equipe. Por isso, durante o expediente, permita que eles parem, por pelo menos 10 minutos durante o período. Esse horário poderá ser usado para alimentação.

Afinal, você sabe que uma alimentação correta requer que a pessoa coma a cada três horas, em pequenas porções, não é?

Além disso, tenha um local adequado para que a equipe guarde o próprio alimento ou se alimente. Se possível sempre ofereça frutas. É uma forma de promover a saúde do trabalhador no seu posto de combustível e ainda deixá-los contente.

Quer receber mais dicas como essas? Cadastre-se em nosso site!

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM