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4 dicas para fazer uma boa gestão de compras no seu posto de combustível!

4 dicas para fazer uma boa gestão de compras no seu posto de combustível!

4 dicas para fazer uma boa gestão de compras no seu posto de combustível!

A gestão de compras é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento e o sucesso de uma organização, como um posto de gasolina. É a partir dessa, que este último supre a demanda de produtos e serviços que são essenciais para o devido funcionamento de suas operações. Como a produção e atividades administrativas ou de apoio técnico.

Todavia, para que a gestão de compras cumpra com eficiência a sua missão, é indispensável adotar algumas dicas ou prestar atenção em alguns processos. Abaixo, listamos quatro que podem te ajudar nesse sentido. Confira!

1. Conte com fornecedores confiáveis

Na cadeia comercial, os fornecedores ocupam uma posição estratégica, pois são eles que fornecem os produtos ou serviços aos postos, de modo que assim, estes possam oferecê-los ao consumidor final.

Portanto, podemos afirmar que contar com bons e confiáveis fornecedores é algo fundamental no processo de desenvolvimento e venda de um posto, merecendo assim, atenção especial.

Para o setor de compras, os fornecedores são ainda mais importantes, considerando que é por meio destes que tal setor abastece o posto com combustíveis e materiais de apoio.

O ideal é realizar uma profunda pesquisa com o objetivo de fazer negócios somente com os fornecedores considerados de confiança, aqueles com os quais é sempre possível contar.

2. Compare os produtos em termos de qualidade e preço

Outra coisa que deve fazer é comparar os produtos, avaliando-os em termos de qualidade e preço. Como sabemos, há diversos fornecedores de produtos e serviços no mercado com a mesma missão, mas cada qual operando com preços e produtos diferentes.

Realizando essa comparação, é possível observar a melhor proposta em termos de custos, mas sem que com isso resulte na escolha de produtos de baixa qualidade.

3. Estabeleça um processo de compra

O processo de compra é algo complexo e que envolve diversas etapas, como:

  • Identificação do produto demandado pela empresa;
  • Pesquisa do produto no mercado;
  • Seleção do melhor fornecedor em termos de custos e qualidade;
  • Fechamento do contrato e recebimento da mercadoria;
  • Acompanhamento da qualidade do produto, entre outros processos necessários à realidade da empresa.

Portanto, como dica, estabeleça um processo de compra, a fim de otimizar essa tarefa e obter eficiência e ganho em termos de economia de tempo.

4. Conte com um sistema de gestão

Hoje, a maioria dos postos de gasolina conta com um sistema de gestão que facilita não só as vendas e o controle de suas operações, mas também o processo de compra de produtos e serviços.

Com um sistema de gestão, é possível controlar o estoque de produtos do posto e verificar o melhor momento para realizar a compra, e, dessa maneira, mantê-lo no nível ideal.

Além disso, é uma solução que fornece relatórios de vendas e de estoque, de modo a auxiliar a tomada de decisão no que diz respeito ao processo de compra.

Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. Com ele, objetivamos te dar a compreensão necessária sobre a possibilidade de melhorar os processos ou operações de um posto de gasolina, como, por exemplo, o de comprar.

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  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM