4 cuidados que você deve ter com o benzeno no seu posto de combustível!

4 cuidados que você deve ter com o benzeno no seu posto de combustível!

4 cuidados que você deve ter com o benzeno no seu posto de combustível!

O trabalho em um posto de combustível naturalmente necessita de muita cautela. Afinal, lidar com carros e combustíveis não só merece atenção pelo valor deles, como pelo perigo em potencial. O fato de serem produtos inflamáveis já é motivo para ter cuidado, mas existe outra razão. Acontece que um dos produtos presentes na gasolina e no diesel é o benzeno.

Esta substância apresenta perigos para as pessoas que a manuseiam. Por isso, é importante que postos de combustível tenham medidas de conscientização e prevenção de riscos em relação ao benzeno. Assim, todos os trabalhadores envolvidos poderão realizar suas tarefas em segurança. Conheça os perigos que o benzeno traz e quatro formas de evitá-los.

O que é benzeno?

O benzeno é um composto químico constituído de hidrogênio e carbono. É um líquido inflamável, incolor, com cheiro adocicado e de rápida evaporação em contato com o ar. Ele está presente naturalmente em processos que envolvam queimas, como em vulcões e incêndios. Também faz parte do petróleo e é amplamente utilizado em indústrias químicas.

O perigo dele não é apenas por ser inflamável, mas principalmente por ser altamente tóxico. Se o benzeno entrar no organismo de uma pessoa em quantidades elevadas, normalmente pela inalação, ele pode causar alterações nas células e desencadear uma série de doenças. É inclusive um composto com grande potencial cancerígeno.

4 cuidados com o benzeno

1. Use corretamente o EPI

O equipamento de proteção individual (EPI) é mais do que uma obrigação da legislação, é um artifício que pode proteger o trabalhador de vários problemas e doenças, que o contato com o benzeno pode causar. Os aparatos devem ser de acordo com a necessidade de proteção e função do trabalhador. É importante que os frentistas utilizem luvas e que os responsáveis pela medição de combustível usem máscaras com filtro para vapores orgânicos. Os equipamentos devem ser constantemente renovados, para não trabalharem com luvas furadas e máscaras com filtros gastos, por exemplo.

2. Promova a capacitação dos funcionários

Os trabalhadores ficam mais protegidos quando eles mesmos reconhecem os riscos do seu serviço e sabem como se proteger. Não à toa, é obrigatório que pessoas que trabalham em postos de combustível passem por um curso de 4 horas sobre isso. Nesta aula, eles são instruídos sobre riscos do benzeno, cuidados com a saúde, entre outros tópicos relevantes. É interessante que o posto também reforce no cotidiano o valor desse curso e da proteção contra o benzeno.

3. Realize exames de rotina

Quando se trabalha com substâncias tóxicas, fazer exames constantemente é fundamental. O posto de gasolina deve requerer que seus funcionários passem por exames médicos semestrais. Um hemograma é capaz de identificar a saúde das plaquetas e a presença de elementos indesejados. Assim poderá se certificar que seus funcionários estejam saudáveis ou, caso haja contaminação, que seja identificada antes de causar problemas sérios.

4. Faça melhorias no posto

Existem algumas melhorias que podem ser feitas no posto para reforçar a proteção contra o benzeno e manter o ambiente seguro para os colaboradores. Deve, por exemplo, colocar placas nas bombas de abastecimento alertando sobre a presença do benzeno e transportar gasolina apenas em recipientes adequados. As bombas de abastecimento também podem ser aprimoradas com o uso de bicos automáticos que reduzem a exposição do frentista ao combustível. São medidas simples, mas que fazem a diferença para a saúde dos funcionários.

Deseja receber mais informações como essa para o seu posto de combustível? Acesse nosso site e se cadastre para receber nossas dicas exclusivas.

Tags:, , , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM

    Quer saber mais?
    Solicite um contato