Dicas de gestão para ter um posto de gasolina de sucesso

Dicas de gestão para ter um posto de gasolina de sucesso

Dicas de gestão para ter um posto de gasolina de sucesso

Assim como em qualquer negócio, gerir um posto de gasolina também possui suas dificuldades e provações. É necessário ficar de olho em vários pontos para manter o negócio saudável e longe de problemas. Para garantir o sucesso do posto existem quatro segredos que (quase) ninguém conta.

E se por acaso, você comprou recentemente um posto de gasolina ou assumiu um cargo de gerência para cuidar de um é preciso abrir o olho para alguns pontos.

Neste artigo nós reunimos quatro dicas de gestão essenciais para você ter um posto de gasolina de sucesso. Pegue um papel e caneta e faça suas anotações. Boa leitura!

1. Planeje e faça o seu posto crescer

Quem disse que o planejamento não pode ser utilizado em um posto de combustível? Mais do que a função de abastecer carros e motos durante todo o dia, o posto é uma empresa, e para funcionar de forma adequada precisa se planejar.

O planejamento é, de acordo com Djalma Pinho, especialista em administração pela Fundação Getúlio Vargas, um instrumento de gestão, capaz de garantir controle, avaliação e eficiência nas operações da empresa.

Um posto, desenvolve atividades típicas em seu dia a dia. Como por exemplo a conferência de notas fiscais, prestação de contas, atividades de caixa, elaboração de folha de pagamento, compra de combustível junto aos fornecedores, entre outras. E por isso, necessita de planejamento para que tudo ocorra no tempo correto e de forma eficiente.

Portanto, é imprescindível fazer um planejamento de compra de insumos – sejam eles para a sua pista, para uso interno ou sua conveniência. Já imaginou faltar combustível no posto porque o colaborador responsável pela compra não foi capaz de fazer o cálculo correto de quantos dias ele iria durar? Pois bem, para que isso não aconteça, prejudicando o posto, é necessário se planejar.

Além disso, é preciso ficar sempre de olho no caixa do negócio, impostos, folha de pagamento dos funcionários e contar a pagar e a receber. Organização é tudo no seu posto!

SAIBA MAIS:

Gestão de Estoque: Por que ela é importante para os postos?

Como fazer o planejamento estratégico do seu posto

Dicas para otimizar a gestão contábil do seu posto

2. Inove sempre

Ao mapear a concorrência na região onde o posto está instalado, talvez você encontre de dois a três postos, sobretudo se for numa área urbana com grande tráfego de veículos.

Caso isso se confirme, você precisa inovar, progredir e implantar melhorias que o faça se diferenciar. Do contrário, ele será apenas mais um na região, sem atração alguma. E você não deseja isso, não é mesmo? Inove! Afinal, você com certeza quer se destacar perante a concorrência.

Busque sempre maneiras de fidelizar a clientela, por exemplo, criando promoções em dias específicos, utilizando programas de fidelidade, cashback e até oferendo serviços extras no seu negócio.

Faça um estudo do seu entorno e tente entender as principais necessidades da população da região. Assim, fica mais fácil de comprar produtos de maior demanda e até criar ações mais assertivas para o seu público. Um negócio que entende o seus clientes e está um passo a frente da concorrência.

3. Invista no atendimento ao cliente

Atender bem o cliente é essencial para que ele volte ao local. Quando um cliente é bem atendido, ele não só volta, como também indica o estabelecimento para os seus amigos e familiares.

Já quando ele é mal atendido, ele não só sai falando do posto, mas também faz questão de dizer a todos que aquele local não trata o cliente com cordialidade, respeito e urbanidade. Inclusive, pode chegar a divulgar sua insatisfação em redes sociais, fazendo com que o problema viralize e obtenha ainda mais visibilidade. Não é isso que você quer, não é mesmo?

Para evitar esse tipo de situação, invista no atendimento ao cliente e garanta que o seu posto seja visto por todos como um local que considera o cliente como o seu maior patrimônio.

Por isso, invista na capacitação do seu time. Faça treinamentos constantes e foque sempre na cordialidade e empatia do seu time. Um cliente satisfeito é a melhor propaganda do negócio!

4. Automatize processos de forma prática e eficaz

Hoje em dia, praticidade é palavra de lei em qualquer estabelecimento e contar com um sistema para postos de gasolina se tornou um ponto essencial para o bom funcionamento do negócio. Melhor ainda quando a ferramenta é desenvolvida por quem entende do assunto, isso é um grande diferencial!

No WebPosto, você cuida do seu posto de maneira completa, da pista à conveniência. Fica por dentro das vendas, do financeiro, estoque e até mesmo do setor fiscal. Tudo em uma só plataforma!
Sabe o que é melhor? Você pode gerenciá-lo a qualquer hora e de qualquer lugar. Além disso, o webPosto é uma ferramenta segura, pois conta com backup automático, protegendo assim as operações e os dados que se encontram no sistema.

E então, gostou de nossas dicas? Esperamos que elas ajudem você a gerir o seu posto de forma mais eficiente. E já que você está aqui, aproveite para conferir as nossas soluções inteligentes e ver o que elas podem fazer pelo seu estabelecimento. Agende agora uma consultoria com nosso time de especialistas e saiba como o webPosto pode ser um diferencial no seu negócio.

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  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM