Conheça as diferenças entre postos bandeira branca e embandeirado

Conheça as diferenças entre postos bandeira branca e embandeirado

Conheça as diferenças entre postos bandeira branca e embandeirado

Qual a diferença entre postos bandeira branca e embandeirado? Quem circula pelas nossas cidades e estradas já deve ter observado que alguns postos têm bandeira, que é a marca comercial de origem do combustível, e muitos outros não.

Os postos chamados de bandeira branca surgiram no início da década de 1990 e mesmo com muitos mitos sobre a qualidade do combustível ganharam espaço no mercado. A verdade é que o combustível ‘batizado’, como é dito popularmente, pode ser encontrado em qualquer posto, mesmo aqueles embandeirados.

Mas como saber qual é o melhor modelo para o meu posto? Confira neste artigo a resposta para essa pergunta e as principais diferenças entre esses os postos bandeira branca e embandeirado.

Posto embandeirado

Quais as vantagens?

  • Contrato exclusivo com distribuidora: É a garantia do apoio operacional. Isso significa ajuda na estrutura como instalação, compra de equipamentos, suporte técnico – e que podem ser diluídos nos custos da implantação das bombas, tanques, placas e outros itens.
  • Confiança na qualidade do produto: A confiança do consumidor também passa pela qualidade do combustível vendido no posto. É certo que o trabalho de marketing também influencia nessa escolha. Além disso, muitos clientes escolhem o posto de uma distribuidora reconhecida, mesmo com valor mais alto.
  • Marketing organizado: A vantagem das distribuidoras é contar com ações de marketing prontas para ajudar nas vendas ao consumidor final. Publicidade, promoções, programas de fidelidade, relacionamento com o cliente estão entre as iniciativas. Desta forma, o posto ganha agilidade e consegue obter melhores resultados na gestão.

E as desvantagens?

  • Falta de autonomia: Com o contrato exclusivo vem também uma série de limitações. Portanto, da escolha de fornecedores na loja de conveniência até a compra de equipamentos, tudo deve seguir as orientações da marca.
  • Sem negociação de compra: As distribuidoras obrigam o posto embandeirado a adquirir quantidades mínimas de combustível. Mesmo que o desempenho de vendas esteja abaixo do esperado, o posto é obrigado a manter o volume de compras estipulado em contrato.

Posto bandeira branca

Quais as vantagens?

  • Autonomia: Diferente do posto embandeirado, aqui é o dono do posto que decide tudo. Da compra do combustível, a escolha de equipamentos e produtos para o lava jato até o abastecimento da loja de conveniência. Podem ser diferentes fornecedores. Por isso, a dica é buscar os mais qualificados, que entregam no prazo e com boas negociações de preços.
  • Marketing do seu jeito: As ações promocionais não estão atreladas a um sistema. Aqui, o posto pode criar estratégias e ofertas adequadas para o negócio e seu público. Outra vantagem é conhecer as especificidades do seu cliente e do local onde está instalado o posto e criar campanhas direcionadas.
  • Marca própria: Se você escolheu trabalhar com o posto sem bandeira, tem a chance de construir também uma marca própria. Se bem conduzido consegue ganhos competitivos.

Vale relatar que as marcas valem mais do que muitos produtos e até mesmo o patrimônio.  Assim, a construção da marca gera valor para o seu negócio e não para a distribuidora.

E as desvantagens?

  • Menor poder de negociação: O posto de bandeira branca pode sofrer com uma redução no poder de negociação com as distribuidoras, especialmente, quando a compra de combustível é em menor quantidade.
  • Desconfiança: O brasileiro ainda desconfia de postos ‘sem marca’. A associação imediata é que falta qualidade e isso acontece devido ao histórico de combustível adulterado encontrado no mercado. Além disso, a solução está em fortalecer a marca com ações de marketing e, claro, sempre oferecer os melhores produtos e serviços.

Qual o melhor?

É hora de pesar na balança os prós e contras de cada modelo. Independente da sua escolha – com ou sem bandeira – o mais importante é fazer a gestão correta do posto de combustível.

Analisar os números que são disponibilizados por meio de sistemas de gestão. Contribuem para avaliar como está o negócio e qual caminho seguir.

Em conclusão a nossa dica é sempre escolher fornecedores e produtos de qualidade e te possibilitara decidir entre postos de bandeira branca e embandeirado. Portanto, avalie os custos e benefícios e com certeza saberá qual caminho seguir.

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  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
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  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM