Conheça 4 melhores práticas para gestão de postos de combustíveis

Conheça 4 melhores práticas para gestão de postos de combustíveis

Conheça 4 melhores práticas para gestão de postos de combustíveis

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um posto de combustíveis é um modelo único de negócio, pois conta com normas legais próprias para a sua condução. Não cumprir essas regras ― como a legislação ambiental ― pode implicar em multas pesadas que colocam em risco a própria empresa. Para fazer a gestão de postos de combustíveis, é necessário mais do que se preocupar com a concorrência, conquistar o cliente e adotar uma administração eficiente. É preciso contar com uma estrutura adequada.

A utilização de veículos automotores já está disseminada na rotina diária do brasileiro e o tamanho da frota cresce a cada ano. Para atender toda essa demanda, os postos de combustível precisam adequar as suas estruturas, criar instrumentos necessários para prestar um bom serviço e ainda contar com um sistema que respeite as normas ambientais. Isso fará com que o estabelecimento se destaque em meio a uma concorrência bastante competitiva.

Neste artigo separamos as 4 melhores práticas para gestão de postos de combustíveis. Quer saber quais? É só ler os próximos parágrafos.

Preocupar com a gestão ambiental
Já mencionamos a necessidade de cumprir a legislação ambiental. Adequar o ambiente para a troca de óleo, de modo que excessos e sobras possam ser corretamente destinados, armazenar o combustível de maneira correta, estabelecer ou participar de programas de reciclagem para materiais como pneus e embalagens de óleo lubrificante, e contar com um ambiente adequado para a lavagem de veículos são algumas das práticas que fazem com que o seu posto de gasolina esteja dentro da lei e seja visto como uma empresa ambientalmente responsável.

Padronizar os processos
Em um posto é possível acontecerem explosões, incêndios, vazamento de combustíveis e poluentes, entre outras coisas. Isso acontece devido à natureza do próprio serviço e dos produtos que são comercializados ali.

Estabelecer processos padronizados é uma forma de minimizar o risco de que esses acidentes venham a acontecer. Algumas das ações possíveis são treinar os funcionários para a correta operação das bombas de combustíveis, descarga de combustíveis, troca de óleos e até mesmo para o armazenamento dos produtos.

Investir em segurança
Os postos de gasolina acabam sendo muito visado por criminosos, pois costumam contar com bom fluxo de clientes e seu horário de funcionamento é bastante abrangente ― em alguns casos, ficam abertos 24h por dia.

Dessa forma, os administradores e empresários precisam investir em segurança para garantir o bem-estar da equipe de profissionais e dos clientes. Instalar câmeras de segurança, alarmes, contratar vigilantes, fazer um seguro são práticas que ajudam a garantir a segurança e evitar prejuízos com furtos e roubos.

Ficar atento à reposição de combustíveis
O principal produto da sua empresa são os combustíveis. Se você não tiver isso para oferecer aos seus clientes, terá bastante prejuízo, portanto, fique atento para solicitar reabastecimento com antecedência e nunca quando estiver prestes a ficar sem combustíveis para fornecimento.

Para não correr o risco de sofrer com a falta de estoque, é preciso projetar a demanda e oferta do seu posto. E isso vale também para os outros serviços oferecidos: troca de óleo, oficina mecânica e loja de conveniência, por exemplo.

Fonte: MinasPetro Blog

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM

    Quer saber mais?
    Solicite um contato