Atendimento ao cliente nos postos de combustíveis, como melhorar?

Atendimento ao cliente nos postos de combustíveis, como melhorar?

Atendimento ao cliente nos postos de combustíveis, como melhorar?

O cliente que chega ao posto de combustível tem pressa. Ele não tem tempo a perder e se escolher abastecer no seu posto será por algum motivo: preço, localização, atendimento, a comunicação visual, ou melhor, tudo isso junto.

Seja qual for o motivo, o importante é estar atento a essas orientações valiosas que irão agilizar o atendimento e fidelizar o cliente.

5 dicas para um bom atendimento nos postos

Capacitação

A capacitação dos colaboradores, deve ser um investimento constante.

Após a efetivação, o colaborador precisa passar por um treinamento detalhado do sistema utilizado pelo posto e, principalmente, de como tratar o cliente. A padronização no atendimento é fundamental.

Aqui vale lembrar de usar os tratamentos senhor ou senhora e cumprimentar de forma educada com bom dia, boa tarde ou boa noite. Além disso, é importante estar realmente atento ao pedido do cliente. Afinal de contas, ninguém quer repetir a mesma coisa diversas vezes.

Agilidade

A equipe deve lembrar sempre que o cliente gosta e quer agilidade no atendimento. Então, nada de papo furado ou de deixar o cliente esperando.

Neste quesito devemos lembrar que o trabalho é feito em equipe. Portanto, se um frentista está livre, deve colaborar com o outro para agilizar o atendimento e fazer a fila andar.

O frentista pode chegar até o outro carro que está na fila e pedir educadamente ao motorista que chegue até a outra bomba que já está livre.

Empatia

Imagine-se no lugar do cliente, isso é empatia. De forma simples é estar à disposição para solucionar o problema dele. Por exemplo, de abastecer o veículo a checar a água do limpador de para-brisas. Além da solução de suas necessidades, ele quer atenção e respeito.

Importante destacar que quando o cliente fala, principalmente bem do seu posto, ele divulga para outras pessoas e torna-se fiel. Quer melhor propaganda? Impossível.

Diferenciais

Quanto mais serviços disponíveis o cliente encontrar, maiores as chances de fidelização. O frentista pode oferecer outros serviços e produtos: troca de óleo, limpeza do para-brisas, calibragem dos pneus e serviços de lava-jato. Além disso, até mesmo, em dias a serem avaliados, um brinde do posto.

Lembre-se! Tenha à disposição do cliente todas as formas de pagamento: débito, crédito, dinheiro, pré-pago, e fique atento às novidades do mercado.

Avaliação

Implante as mudanças e periodicamente, a cada dois ou três meses, avalie os resultados. Ouça sua equipe, faça pesquisa com seus clientes – no máximo 3 perguntas de múltipla escolha e que podem ser enviadas por WhatsApp para os cadastrados. Você pode também convidar amigos e até familiares. Neste momento, o mais importante é a sinceridade.

Com os resultados, avalie o que já está dando certo e o que pode melhorar. E fique aberto as dicas que recebeu, mesmo as críticas são bem-vindas quando o assunto é aperfeiçoar os negócios e ter melhores resultados.

Esperamos ter ajudado com informações sobre como melhorar o atendimento nos postos de combustíveis e confira sempre em nosso blog, dicas e orientações para o seu posto de combustível e loja de conveniência.

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  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM