Como fazer o planejamento estratégico do seu posto

Como fazer o planejamento estratégico do seu posto

Como fazer o planejamento estratégico do seu posto

O planejamento estratégico é peça importante no seu negócio! Ele vai te ajudar a nortear os passos para alcançar as suas metas. Como um GPS, ele tem a função de direcionar os caminhos do seu posto. Tudo de acordo com os objetivos traçados para diferentes períodos – curto, médio ou longo prazo.

O planejamento vai te ajudar a ter uma visão geral do seu negócio. Por isso mesmo envolve todos os setores, do estratégico ao operacional. Afinal, da direção ao frentista, todas as funções são impactadas pelos resultados, não é mesmo?

Confira as nossas dicas para realizar esse planejamento e ter resultados reais para o seu posto! Boa leitura.

Como fazer um planejamento estratégico de sucesso?

Aqui é preciso identificar todas as áreas do seu posto de combustível. Faça o mapeamento de todos os cargos e setores. Assim, você terá uma visão macro de como cada um influencia no planejamento e nos resultados.

É aqui também que você e sua equipe definirão as metas que pretendem alcançar. Afinal, para um negócio dar certo é preciso saber para onde você quer ir, não é mesmo?

Para o próximo ano você quer criar um programa de fidelização ou aumentar seus serviços? Então coloque no papel! Em suma, este é o primeiro passo para concretizar os seus sonhos.

SAIBA MAIS:

5 vantagens que um programa de fidelidade para os postos de gasolina

Planejamento de vendas: como fazer um para o meu posto de combustível?

Entenda a Análise SWOT

A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão utilizada no planejamento. Em síntese, traduzindo a sigla do inglês, temos as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças do seu negócio.

As forças e as fraquezas estão relacionadas ao ambiente interno, ou seja: aqueles que temos controle. Já as oportunidades e ameaças, ao interno – o que não conseguimos controlar.

Portanto, o objetivo aqui é avaliar as informações relativas à competitividade da sua empresa. Sejam elas internas ou externas. Vamos começar?

Análise dos ambientes internos

O ambiente interno está relacionado a tudo sobre o que você tem controle na empresa. Em outras palavras, é tudo aquilo em que pode intervir, caso seja necessário.

Portanto, neste ponto se encaixam os processos de gestão, tecnologias, colaboradores, entre outros.

Forças

Chegou a hora de colocar na ponta do lápis os seus diferenciais!

Anote aqui o que te destaca de seus concorrentes. Preço, loja de conveniência, localização e equipe treinada. Assim como, é claro, o seu sistema de gestão. Afinal, quanto mais detalhado for seu planejamento estratégico, melhor.

Fraquezas

Agora é hora de olhar aquilo que precisa de mais atenção no seu negócio. Portanto, é preciso encarar as fraquezas que não deixam o seu posto decolar.

É preciso ficar de olho em alguns pontos. Dentre eles a qualidade dos produtos, processos lentos, colaboradores desmotivados, distribuidores que falham, etc. Nem sempre é fácil escrever o que não nos deixa ir pra frente. Mesmo assim, é importante listá-los aqui para fazer do seu planejamento um sucesso no futuro.

Análise dos ambientes externos

Ao contrário do ambiente interno, o ambiente externo está relacionado ao que você não tem controle. Um bom exemplo é a economia. Além disto temos as leis, o meio ambiente, política, novas tecnologias e até os hábitos culturais. Enfim, é importante listar tudo isso que te afeta para entendermos melhor como podemos agir no futuro.

Oportunidades

Aqui é onde avaliamos os fatores externos e que podem auxiliar de forma positiva o seu negócio. Um bom exemplo é a automação de processos. Afinal, a implantação de novos serviços podem aumentam a rentabilidade do seu posto.

Ameaças

Neste ponto você vai olhar para fora e para o futuro do seu negócio. As mudanças econômicas, crises mundiais, greves e concorrentes podem ser ameaças para o seu posto? Note que nas ameaças são os pontos dos quais não temos controle.

Mão na massa: colocando o planejamento estratégico em ação

Agora, você já deve estar se perguntando: o que fazer com essa Análise Swot? Com essas informações é hora de focar nas estratégias e montar seu plano de ação!

Assim será possível organizar as atividades e processos para atingir as metas descrita no início do planejamento. Observe que serão necessários vários planos de ação…e isso é normal! Afinal, cada um deles está focado em um objetivo específico, não é mesmo?

Conclusão

Por último, chegou a hora do monitoramento! Afinal, é ele que que vai nortear os resultados.

Caso veja que eles não estão seguindo o que foi traçado, é hora de revê-los. Se necessário, é preciso mudar os planos. E isso é mais comum do que você imagina! Não é problema nenhum : )

Acima de tudo, o mais importante é sempre fazer e encarar o planejamento estratégico como essencial! Afinal, ele é peça importante para o sucesso do seu posto.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades que envolvem o seu negócio.

Tags:,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM