Como diferenciar despesas de investimentos nos postos de combustíveis?

Como diferenciar despesas de investimentos nos postos de combustíveis?

Como diferenciar despesas de investimentos nos postos de combustíveis?

É bastante comum ver empresários do ramo de postos de combustíveis analisar os relatórios financeiros sem conseguir identificar o que é despesa e o que é investimento.

Mas estamos aqui hoje para acabar com todas as dúvidas quanto a esse assunto. Por isso, temos certeza que ao final deste conteúdo você saberá identificar cada um destes custos e conseguirá tomar decisões mais estratégicas para o seu negócio.

O que são despesas?

É considerada despesa todos os custos que o posto tem sem a intenção de ter algum retorno financeiro, mas que são essenciais para o funcionamento da empresa.

Despesas que certamente um posto de combustível tem: água, energia elétrica, impostos, aluguel, folha de pagamento. Esses são alguns exemplos de despesas fixas.

Há também as despesas variáveis. Elas têm esse nome, pois são gastos que o posto não necessariamente terá todos os meses, estão relacionadas ao custo do produto e ao faturamento mensal. Por exemplo: comissão sobre vendas, valor do frete do produto, impostos relacionados às vendas.

O que é um investimento?

Sim, o investimento também é um custo para a empresa, entretanto, ele tem relação direta com algum retorno financeiro no futuro. Todo e qualquer gasto que tem o objetivo de aumentar o faturamento, fazer algum tipo de melhoria no posto de combustível ou facilitar o atendimento, é um investimento.

Não há dúvida, para aquele que deseja estar à frente dos concorrentes, é necessário constante investimento no negócio. Seja para deixar o atendimento mais agilizado, oferecer mais segurança nos pagamentos ou trazer mais eficiência na gestão do seu negócio.

O ideal é que você reserve uma porcentagem do seu lucro para realizar investimentos. Essa porcentagem pode variar de acordo com os seus objetivos de investimento e lucratividade.

Você não sabe quais investimentos escolher para o seu posto? Veja nossas dicas abaixo de como investir em tecnologia para trazer benefícios para a gestão financeira e aumentar a fidelização dos seus clientes.

Investimentos tecnológicos no ramo de postos de combustíveis

A tecnologia proporciona muitas facilidades e dá o poder da informação de dados em todas as áreas do negócio. Os postos de combustíveis não ficam para trás. É possível investir em um único sistema de gestão que permite o controle total do seu posto e ainda garante comodidade e facilidade no atendimento aos clientes. Veja como funciona na prática:

  • Faturamento simplificado: faça todas as operações necessárias com poucos cliques e de forma automatizada.
  • Centralização de dados: todo o histórico de transações e de operações financeiras do seu posto estão em um único lugar, por meio do armazenamento dos dados na nuvem, oferecendo a você a possibilidade de acessar de qualquer lugar.
  • Segurança fiscal – os arquivos XML fiscais são totalmente armazenados de forma automática;
  • Integração de pagamento com as bombas, sem a necessidade do frentista lançar valores;
  • Tenha total controle das suas bombas. Saiba sobre níveis de combustíveis, faça troca de preço da bomba e acompanhe as vendas, tudo em tempo real por meio do seu celular, de qualquer local;
  • Funcionalidade TEF;
  • Nota fiscal emitida através do equipamento de pagamento;
  • Atenda grandes frotas oferecendo agilidade no faturamento e relatório mensais de consumo e de gastos relacionados aos combustíveis.

Para de perder tempo e não ter confiabilidade nos seus processos internos. Quando o seu posto se organiza de forma tecnológica, os seus funcionários conseguem proporcionar uma melhor experiência para os clientes, o que, em médio prazo, fortalece a sua marca e fidelizar clientes.

Nosso blog tem muitos outros conteúdos que vão te ajudar como gerenciar o seu posto de combustível de forma eficiente, assertiva e lucrativa.

Tags:,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM