Aumente a eficiência do seu estoque utilizando um sistema de gestão

Aumente a eficiência do seu estoque utilizando um sistema de gestão

Aumente a eficiência do seu estoque utilizando um sistema de gestão

O estoque, sem dúvidas, é um dos setores mais importantes de uma empresa, independentemente do ramo ou porte. Apesar de muitas vezes ser tratado como secundário em uma escala de prioridades em um negócio, o estoque é o setor que traz os subsídios para que o trabalho ocorra, e deve ser gerido com sabedoria para que não acabe prejudicando as operações.

A falta de produtos disponíveis no estoque pode acabar prejudicando e até mesmo derrubando as vendas, já que não se pode oferecer o que não se tem fisicamente. O desperdício de materiais e produtos, principalmente em tempos de crise, também deve ser evitado ao máximo, e isso só será possível com um eficaz controle de estoque.

Por isso, podemos dizer que uma gestão de estoque realmente eficiente, é aquela que garante à empresa, a quantidade certa e necessária para atender às demandas dos seus clientes e do mercado, não deixando nem faltar e nem sobrar material que ficaria ocioso, sendo um desperdício de dinheiro ao empresário.

Mas afinal, como é possível fazer esse gerenciamento de maneira prática e segura? Veja a seguir:

Utilize um sistema de gestão

Uma das características mais importantes e seguras para uma gestão de estoque são os dados e informações coletadas sobre o mesmo. Trabalhar encima de dados não atualizados constantemente e com erros de contagem, pode gerar uma análise errônea que prejudicaria toda a produção e entrega.

Por conta disso, as velhas planilhas e contagens feitas manualmente, devem ser deixadas de lado. O ideal é instalar um sistema de gestão (software), capaz de quantificar seus produtos em estoque, agregar esses dados, planilhas e fazer relatórios de forma prática e eficiente.

Com a automação dos registros de estoque, com o apoio de um software de gestão, é possível fazer todo o controle do estoque. Basta registrar os itens do setor eletronicamente no sistema e anotar a localização de cada item no mesmo. Assim, o programa consegue rastrear esses itens e quantificá-los com mais eficiência, possibilitando que o dispositivo o alerte com antecedência, quando as quantidades de materiais estiverem sobrando ou faltando no estoque.

Tomadas de decisão

Com isso, é possível aprimorar as tomadas de decisão, se baseando nos dados coletados e dimensionados em planilhas e relatórios, justificando novas compras ou empenho para vender os materiais em sobra no estoque.

Pode-se avaliar também, a precificação dos materiais, se baseando na quantidade e quando ocorreram suas saídas, otimizar produtos para seus clientes, avaliar o desempenho da sua equipe, dimensionar o espaço do seu estoque, de acordo com suas demandas, entre muitos outros benefícios.

Além disso, é possível determinar quem pode acessar tal sistema, permitindo ou não o acesso a determinados usuários. Assim, somente quem precisa e é de confiança para essa função, poderá acessar seu estoque e alterá-lo conforme as necessidades da empresa.

Nós, da Quality Automação, desenvolvemos Sistemas Gerenciais e de Automação Comercial para Postos de Combustíveis e Conveniências, com funções específicas para o controle de estoque. Acesse nosso site e cadastre-se para ser nosso parceiro: www.qualityautomacao.com/parceiros/.

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM

    Quer saber mais?
    Solicite um contato