Afinal, é possível cortar custos no meu posto sem afetar a qualidade?

Afinal, é possível cortar custos no meu posto sem afetar a qualidade?

Afinal, é possível cortar custos no meu posto sem afetar a qualidade?

Um dos grandes desafios em qualquer negócio é cortar custos sem afetar a qualidade do atendimento e dos serviços prestados. Isso parece ser ainda mais difícil quando o assunto é o seu posto de combustível. Afinal, estamos falando de um mercado altamente competitivo.

No entanto, o que parece ser uma necessidade para adequar seu fluxo de caixa à sua realidade, pode se tornar uma oportunidade para economizar. Além também de promover mudanças positivas na administração do seu negócio.

Por isso, montamos nesse artigo dicas para que você entenda que é sim possível cortar custos sem afetar a qualidade do seu posto. Boa leitura!

Corte na hora certa

Quando pensamos em cortar custos, o primeiro pensamento que vêm à cabeça é a crise econômica. É nesse cenário que a maioria dos empresários e comerciantes tomam medidas para amenizar prejuízos e garantir sobrevivência do negócio. Entretanto, realizar cortes somente em cenários de crise pode não ser uma boa ideia.

Portanto, o ideal é não utilizar a contenção apenas como um recurso de salvação. E sim como uma estratégia de renovação do seu posto.

Gastos na ponta do lápis

Antes de mais nada é necessário organizar a casa! O primeiro e mais importante passo é ter conhecimento de todos os gastos do seu posto de combustível. É preciso colocar na ponta do lápis todas as movimentações do seu fluxo de caixa.
Atenção! Nenhuma despesa deve ficar fora dessa conta:

  • pagamento de fornecedores;
  • salários de funcionários;
  • impostos pagos;
  • contas fixas (como luz, internet, água, etc.);
  • aluguel
  • custos de insumos, entre outros.

Fazer esse controle se torna muito mais fácil se você conta com uma gestão financeira no seu negócio. Nesse ponto um sistema de gestão faz toda diferença. Afinal, com ele você consegue ver facilmente suas contas pagas e as a vencer e valores investidos.

Além disso, você fica de olho no estoque de produtos e até na produtividade de seus funcionários. Ponto este que pode ser fundamental na hora de pensar se realmente é necessário ou não desligar alguém da sua equipe.

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Não misture pessoal com profissional

Aqui vai outro ponto importante: é preciso separar suas contas pessoais das do seu posto! Esse é um erro comum notado em qualquer seguimento do mercado, mas que pode levar empresas ao buraco facilmente.

Por isso, a recomendação é que você também separe um “salário mensal”, assim como faz para seus funcionários para você.

Afinal, desviar uma verba destinada para um investimento no seu posto para uso pessoal pode gerar problemas sérios no futuro. Com um salário fixo, você consegue programar os seus gastos e custos pessoais sem problemas sem comprometer o caixa da empresa.

Mudar sem perder

Realizar os cortes necessários e ainda manter a qualidade do serviço é uma tarefa que vai exigir muita dedicação. Além disso, não adianta afobação, já que os resultados geralmente são vistos após alguns meses. Afinal, é necessário um período de adaptação da sua parte e de sua equipe.

Com esses dados em mãos, é mais fácil ter uma visão do que é realmente necessário e o que é supérfluo ou exagerado. Com eles você consegue ter uma visão mais ampliada do seu posto. Além disso, esse momento também é fundamental para identificar se algum número está sendo negligenciado dos registros.

Nessa etapa, faça um planejamento financeiro:

  • Despesas mensais;
  • Investimentos necessários;
  • Capital de Giro disponível;
  • Metas para corte de custos, etc.

A partir disso, você tem condições de realizar as ações necessárias. Dentre elas mudança de comportamento dos seus colaboradores, corte de funcionários e alterações na estrutura física. Assim como o controle de estoque e dispensa de produtos com pouca procura, baixa lucratividade e renegociação com fornecedores.

Investimentos que fazem a diferença

Você também pode investir em novos equipamentos e sistemas. Ainda que isso custe dinheiro, deve ser encarado como um investimento a longo prazo. É comum que aparelhos antigos, como ar condicionados e computadores, consumam mais energia e tenham menor rendimento no dia a dia.

Além disso, métodos de gerenciamento obsoletos podem não atender às suas demandas do dia a dia. Isso representa mais agilidade e praticidade para seu negócio e, consequentemente, maior qualidade no seu atendimento.

Como cortar custos com webPosto

O webPosto é uma das opções mais modernas e completas do mercado. A ferramenta ideal para gerenciar o seu posto sem mistérios. Com ele você consegue, facilmente, obter relatórios gerenciais do seu negócio. Assim como fazer um comparativo de vendas e até analisar gráficos de metas definidas.

Além disso, você fica de olho no estoque de produtos, tanques e gerenciar a produtividade da sua equipe.

Com o webPosto você também visualiza de forma simples contas a pagar e a receber, faz análises de custos e consegue mudar direto do celular o preço do combustível nas bombas. Enfim! A ferramenta perfeita pra quem quer praticidade no dia a dia.

Então, quer conhecer mais sobre nosso sistema e fazer uma consultoria sem compromisso com nosso time de especialistas? Cadastre-se agora aqui e vamos juntos revolucionar a gestão do seu posto! Afinal, tenho certeza de que você quer o melhor para o seu negócio!

 

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  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM