6 passos para manter a sua equipe motivada

6 passos para manter a sua equipe motivada

6 passos para manter a sua equipe motivada

A primeira impressão é a que fica. O ditado popular também se aplica quando o assunto são os postos de combustíveis. E o segredo para manter a imagem positiva do seu negócio está em investir para ter uma equipe motivada.

Os especialistas em comportamento e recursos humanos destacam que quando há motivação, os resultados surgem em pouco tempo e em todas as áreas do seu negócio.

E em time que está ganhando não se mexe, ou seja, você terá uma menor rotatividade de funcionários. Assim, seu posto terá uma equipe campeã, pois se sentem valorizados e reconhecidos.

Mas, como manter essa turma motivada? Nós vamos responder nesse artigo.

1º passo: Converse com seus funcionários

A gestão do posto é feita com dados, mas também com a observação do dia a dia. Por isso é tão importante dar e receber feedbacks da equipe. E isso acontece por meio de conversas. Seu funcionário está na pista e faz o contato direto com o cliente, portanto, pode entregar informações preciosas.

E ao dar o retorno para o funcionário sobre o desempenho dele, você também proporciona o seu crescimento. Esse passo também contribui para a melhoria do ambiente interno do posto, pois todos se sentem parte do negócio.

2º passo: Programa de incentivo e benefícios

O reconhecimento do trabalho vai muito além do salário. E o programa de incentivo com premiações por desempenho, sugestões ou outras ações são sempre bem-vindas. E as bonificações podem ser com viagens, presentes, brindes e outros itens.

Oferecer plano de saúde e odontológico, cesta básica, entre outros benefícios também é fundamental para manter os funcionários determinados em atingir as metas.

3º passo: Treinamentos constantes

O aperfeiçoamento da equipe é uma ótima forma de motivar a todos. Palestras, cursos, workshops e outros tipos de treinamentos mostram o quanto a sua empresa se preocupa em manter todos atualizados.

Invista em treinamentos variados, desde o atendimento ao público, as novidades do setor e até mesmo como cuidar das finanças pessoais, por exemplo.

A escolha do local do evento também conta ponto. Pode ser em um espaço dentro do posto, em um cerimonial, hotel ou escola de treinamento. Tudo vai depender dos recursos disponíveis e tempo do evento.

E lembre-se também de escolher com atenção o palestrante. Converse com outras pessoas que já o contrataram, confira as redes sociais e, se possível, solicite uma demonstração pessoalmente.

Após o evento, faça uma avaliação por escrito da equipe, que pode ser anônima ou não. Essa é uma forma de saber se o treinamento foi o esperado e como pretendem aplicar no dia a dia.

4º passo: Benefícios e parcerias

Descontos em farmácias, restaurantes, lanchonetes, escolas, entre outros estabelecimentos são uma boa forma de incentivar sua equipe.

E para não gerar gastos extras, ofereça aos parceiros descontos para abastecerem os veículos. Assim todos saem ganhando.

5º passo: Plano de carreira

Imagina a alegria de um funcionário que começou como frentista e chegou a gerente?! Exemplos assim elevam a moral de todo o grupo, que vê oportunidades de crescimento dentro da empresa.

Daí, a importância de um plano de carreira. As metas que levam ao crescimento profissional são um excelente estímulo para a equipe.

Apresente o plano que deve ser claro e de fácil entendimento para todos. Você verá que sempre vale a pena investir em talentos.

6º passo: Comemorações

Aniversários e outras datas comemorativas merecem celebrações. Isso também é a valorização e conta muitos pontos para sua equipe.

Tenha no seu planejamento as datas mais importantes para o seu negócio, bem como para os colaboradores, a exemplo dos aniversários, e clientes. Para celebrar a data vale fazer uma pequena festa interna ou presentear o funcionário.

E agora ficou mais fácil dar o primeiro passo para ter uma equipe motivada e campeã em atendimento e resultados? Coloque em prática e depois nos conte os resultados dessa equipe campeã.  E se você quer receber mais dicas como essa em seu e-mail, assine nossa newsletter.

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM