5 erros que você não pode cometer na gestão do seu posto

5 erros que você não pode cometer na gestão do seu posto

5 erros que você não pode cometer na gestão do seu posto

Gerir um posto de combustível não é tarefa fácil! É claro que como todo negócio está sujeito a erros. Entretanto, erros de gestão podem levar o seu negócio rapidamente para o buraco. Por isso é preciso tomar cuidado quando o assunto é a gestão do seu posto! Se existe um plano de negócios coeso, este nicho de mercado pode ser extremamente lucrativo.

Alcançar o sucesso não é receita de bolo, mas o fato é que existem erros de gestão comuns na administração de um posto de gasolina que podem ser evitados.

Neste artigo, nós listamos cinco deles para que a sua gestão não perca o propósito de garantir bons resultados. Ainda há tempo de evitá-los! Boa leitura!

Não fazer pesquisa de mercado

Se você não conhece o negócio em que está inserido, seu empreendimento está destinado ao fracasso. Portanto, em um mercado tão singular como o de postos de combustíveis, em que os preços praticados e os próprios produtos são praticamente os mesmos, você precisa conhecer minuciosamente a concorrência para oferecer um diferencial.

Não menos importante, você precisa conhecer o seu cliente, afinal, é ele quem vai sustentar o seu negócio. Entender suas necessidades é um trabalho prévio básico para elaborar estratégias em cima disso.

Por isso, não tenha preguiça! Fique atento ao comportamento de consumo dos seus clientes. Quais dias consomem mais ou menos? E os horários de maior circulação? Quais os produtos mais vendidos? Nessa hora, um sistema de gestão é imprescindível na coleta dessas informações. Portanto, fique de olho!

SAIBA MAIS:

Dicas de gestão para ter um posto de gasolina de sucesso

Dicas para otimizar a gestão contábil do seu posto

Descomplique agora a gestão de documentos do seu posto

Gestão de Estoque: Por que ela é importante para os postos?

Não treinar os funcionários

Você pode não ser o responsável direto pelo atendimento dos clientes. Mas a sua expertise é fundamental para que ele aconteça da melhor maneira possível. É indispensável que você não apenas conheça a sua equipe, mas treine-a da melhor forma para que os seus funcionários fidelizem a clientela. Afinal, o ticket médio de um cliente fiel é sempre maior.

Não menos importante, também é de sua responsabilidade de motivar a equipe, seja com cordialidade ou propriamente com benefícios. Técnicas de endomarketing são indispensáveis neste sentido. Negligenciar qualquer uma dessas ações certamente resultará em perda de vendas.

Por isso, crie metas e bonifique sua equipe! Um time engajado trabalha muito melhor e mostra resultados incríveis. Além disso, priorize sempre treinamentos. Contrate, esporadicamente, especialistas do ramo para levar novidades para seus funcionários e otimizar o atendimento.

Falta de controle na gestão do fluxo de caixa

É preciso administrar os valores que entram e saem do seu posto em todos os detalhes. Por mais que seja uma área com pouca oscilação, existem armadilhas que podem levar os empresários a falência.

Uma delas é misturar despesas pessoais com despesas do seu posto de combustível. É uma prática não profissional e que pode colocar o seu empreendimento no vermelho.

Para ter um fluxo de caixa funcionando de maneira fluída, é preciso contar com um sistema de gestão para manter o trabalho em dia. Existem ferramentas, como o webPosto, que te mostram os indicadores do seu posto em gráficos simplificados. Além disso, esses gráficos te mostram, em tempo real, seus rendimentos, produtividade dos funcionários, ticket médio, medida dos tanques e muito mais. Todos esses dados te ajudam a controlar o financeiro do seu posto de maneira muito mais assertiva.

bom sistema para posto

Dispensar uma equipe de auxílio

Não subestime a importância de uma equipe de Recursos Humanos e de um contador para o seu posto de combustível. Afinal, você está lidando com uma equipe grande e que trabalha em horários diferentes. Além das obrigações trabalhistas e tributárias.

Portanto, a participação destes profissionais é fundamental para a estruturação e o crescimento do seu negócio.

Descuidar da segurança

Infelizmente, os postos de combustíveis viraram alvo fácil para a ação de criminosos, especialmente aqueles que atuam 24 horas por dia. É indispensável que você invista em câmeras e seguranças particulares. Assim, você garante que o seu negócio, seus funcionários e clientes estão seguros. Um posto com alto índices de assaltos, gera insegurança e afasta a clientela.

BÔNUS! Não contar com um bom sistema de gestão

A inovação é o que faz com que o seu posto esteja sempre à frente da concorrência, e não fique sempre correndo atrás do prejuízo. Assim, é preciso investir em um sistema inteligente de gestão, que permita centralizar todas as decisões de forma segura, desde a gestão financeira e fiscal até o controle dos estoques e das vendas – tanto da pista quanto da conveniência.

O webPosto é a ferramenta mais moderna e completa do mercado e otimiza rotinas da pista à conveniência. Com ele você consegue acessar informações em tempo real, de onde estiver, trocar preços pelo aplicativo, gerenciar o seu estoque e contar com uma gestão financeira completa e totalmente simplificada.

E ter o seu próprio programa de fidelidade, já pensou? Pelo webPosto Abastece você consegue criar promoções e até disponibilizar cashback para uso dentro do posto e em parceiros cadastrados. Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse esse link e agende uma demonstração com nosso time de especialistas.

E não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Tags:, , , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM