5 dicas para você aumentar a produtividade do seu posto de combustível

5 dicas para você aumentar a produtividade do seu posto de combustível

5 dicas para você aumentar a produtividade do seu posto de combustível

Existem práticas que ajudam de forma direta a melhorar os resultados do seu negócio. E, dessa forma, dicas para aumentar a produtividade do seu posto de combustível podem ser um diferencial competitivo em relação à concorrência. Com métodos simples, é possível aumentar a performance dos colaboradores e, com isso, refletir positivamente no caixa da empresa.

A busca por uma alta produtividade envolve os frentistas, operadores de caixa e funcionários da conveniência. Por isso, montamos este artigo recheado de dicas. Apresentamos 5 passos para você aumentar a produtividade do seu posto de combustível e se destacar. Boa leitura!

1. Facilite a vida de todos

Primeiramente, é preciso tornar a vida de todos mais fácil. E como é possível isso? Com o uso da tecnologia. Sistemas de gestão, por exemplo, eliminam trabalhos manuais e permitem que os colaboradores possam focar em outras rotinas do seu posto de gasolina.

Além disso, torna os processos mais rápidos e fáceis de serem executados, diminuindo o erro. Consequentemente, aumenta-se a confiança de todos os envolvidos no seu negócio.

Um bom exemplo é o da pista. Com um PDV Móvel você consegue otimizar processos e levar agilidade no atendimento. De quebra ainda pode agregar valor ao seu cliente que vai sair do seu negócio bem mais satisfeito por ter feito um abastecimento rápido e de qualidade.

2. Valorize o feedback

Ouvir o que os colaboradores – do caixa, passando pelo gerente e chegando aos frentistas – têm a apresentar contribui, de forma efetiva, na melhoria da produtividade em dois pontos:

  1. Eliminam-se os problemas antes que eles possam complicar mais o seu negócio;
  2. Dá autonomia para que eles vejam em você um líder – e resolvam rapidamente problemas menores, sem receio de repreensão.

Uma comunicação aberta e feedbacks constantes diminuem que o gestor seja responsável por todas as questões do posto de combustível. Novamente, o sistema de gestão pode ajudar, sendo a ferramenta ideal para gerar o feedback dos colaboradores, principalmente quando você não está na empresa.

Caso ache interessante, crie um formulário online ou até mesmo um caixinha de sugestões próximo da sua sala para a equipe. Afinal, mesmo não estando presente no momento no posto, eles terão um canal aberto para enviar sugestões de melhoria de processos no negócio.

GESTÃO EFICIENTE

3. Capacitação

Outra dica para você aumentar a produtividade do seu posto de combustível é a capacitação dos colaboradores. Seu negócio oferece aos clientes a checagem do óleo, a calibragem dos pneus e aquela generosa limpada no para-brisas, por exemplo?

Ao capacitar e oferecer treinamento aos profissionais você pode fazer com que eles possam contribuir com serviços extras – como uma checagem básica do motor. Isso aumenta a satisfação dos clientes, traz dinamismo aos funcionários e ainda contribui para profissionais mais habilitados.

Outro ponto super importante é que, sempre capacitando o seu time, eles vão se sentir valorizados e importantes para a empresa. Portanto, tenha sempre em mente que um time alinhado a cultura da empresa e feliz com o trabalho, fideliza clientes e otimiza o atendimento.

4. Estabeleça metas e as reconheça

O posto de gasolina, como uma empresa privada, pode estabelecer metas e apresentar bonificações para o frentista que mostrar ganho na produtividade.

Isso vai gerar  um ‘efeito cascata’: quanto mais e melhores benefícios receberem pelo trabalho realizado, maior a produtividade. E, além disso, uma dica valiosa: reconhecer os esforços da sua equipe, muitas vezes, é mais valioso que prêmios por cumprimento de metas.

Portanto, crie metas e as reconheça no seu negócio! Isso vai gerar valor ao seu posto e ainda estimular a sua equipe a prestar um melhor serviço.

SAIBA MAIS:

6 passos para manter a sua equipe motivada

5 estratégias de marketing para aumentar as vendas no posto

Afinal, é possível cortar custos no meu posto sem afetar a qualidade?

5. Siga bons exemplos e crie parcerias

A última e valiosa dica: siga bons exemplos. Isso não se refere apenas a outros postos de gasolina, mas sim a parceiros que possam agregar ao seu negócio. Um case de sucesso no mercado e que vem ganhado espaço de norte a sul do Brasil é o webPosto. O sistema que é considerado o mais completo e moderno do mercado conta com assistência técnica especializada com atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O webPosto Pay é o PDV Móvel mais completo do mercado e leva agilidade para sua pista:

  • Emissão de documento fiscal direto do equipamento;
  • Recebimento por cartão de crédito e débito, dinheiro ou aproximação;
  • Conciliação de cartão integrado ao sistema;
  • Segurança garantida no processo.

Tudo isso e muito mais com todo o processo de venda integrado nas bombas.

Gestão à distância otimizada

Outro ponto super importante para quem quer ficar de olho na produtividade da equipe e calcular resultados é contar com um bom aplicativo de gestão.

O webPosto mobile te ajuda acessar de forma bem facilitada gráficos gerenciais para que você consiga tomar decisões de maneira mais rápida. Além disso, com ele é possível ficar de olho na produtividade do seu time e ainda analisar vendas e movimentação diariamente. Assim, é mais fácil criar ações para aumentar vendas e o movimento em dias que a pista fica mais vazia.

Portanto, olhar para os resultados que deram certo e buscar as melhores soluções para o seu negócio resultam em uma produtividade alta, com colaboradores engajados e processos bem menos lentos.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo dos postos de combustíveis e ainda ter dicas para otimizar a sua gestão? Então não se esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário

  • Milena Porto

    Após a implantação do webPosto pay tivemos um retorno muito bom em questão de otimização de tempo nos abastecimentos e na emissão de cupons fiscais e nota de cliente. Também houve uma redução significativa na margem de erro nos valores de cupons e notas ficais emitidos, bem como, maior controle de fluxo de caixa e redução dos erros nos fechamentos de caixa.

    Milena Porto

    Posto Portal Mar Azul
    Ilheus – BA

  • Nebelto Carlos

    A Quality Automação se destaca pelo atendimento personalizado e um sistema dinâmico em relação às novas demandas. Através do webPosto eu estou sempre conectado ao meu negócio e posso acompanhar as vendas e os estoques na palma da mão. Com a Quality, tenho acesso fácil aos gestores e o suporte sempre resolve os problemas em tempo hábil.

    Nebelto Carlos

    Rede Serra Linda
    Serra – ES

  • Nebelto Carlos

    Há mais de 20 anos revendo o software para postos de combustíveis, fui franqueado por 8 anos de outra empresa do ramo. Ao conhecer a Quality Automação, com um sistema inovador, e uma política comercial que permite o nosso crescimento, não tive dúvida em vestir a camisa.
    A facilidade de instalação e a simplicidade de operação, além de não necessitar de uma mega infraestrutura, que acontece na maioria de outros sistemas, superando todas nossas expectativas.

    Rikaliton Guedes

    Revenda de Manaus
    Manaus – AM